Pesquisador francês defende difusão dos SIPAs pelo mundo

Uma das principais atrações do I Congresso Brasileiro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, que está acontecendo em Cascavel, no Centro de Convenções e Eventos da cidade, foi a palestra do pesquisador do INRA (Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária da França), Gilles Lemaire. Ele falou na manhã desta terça-feira (22) sobre a importância da adoção dos SIPAs (Sistemas Integrados de Produção Agropecuária) em todo o mundo. O evento vai até o dia 24.

Segundo ele, o mundo precisa aumentar a diversidade dos sistemas de produção para ser capaz de aumentar a produtividade e proteger o meio ambiente. “O Brasil, por exemplo, adota em sua maioria a monocultura, como soja, milhou o cana-de-açúcar. Os fazendeiros do mundo estão acostumados a só ter uma colheita, a só se dedicar a um tipo de trabalho. No entanto, isso causa consequências muitas ruins ao ar, ao solo e água. Além disso, a prática não é sustentável”.

Por isso, a adoção desses sistemas, com criação animal e vegetal, é a chave para interação agroecológica. “Os benefícios são imensos e as pesquisas já comprovam. No Brasil existe um grupo bastante ativo de pesquisadores e profissionais que quer desenvolver e estimular as SIPAs. Mas, isso não é só para o Brasil. Todo os países do mundo precisam ter um grupo assim”, disse.

Na França, de acordo com Gilles Lemaire, existem alguns produtores rurais praticantes desses métodos de produção, porém, a tendência e a predominância é a monocultura, ou sistemas simples. “Sistemas mais simples são fáceis de lidar e não são tão lucrativos aos fazendeiros, e sim muito mais às indústrias de insumos, defensivos químicos, de fertilizantes. Os fazendeiros têm que colocar na cabeça que quanto mais diversificado for seu sistema, mais ele vai lucrar”, contou. Para ele, mudança e estímulos precisam vir da esfera política, uma vez que na científica já não há mais dúvidas das vantagens dos SIPAs.

 

(V10 Comunicação/Assessoria de Imprensa)

feito com
icone criação de sites